Na primeira aula, o professor introduz o conceito de pensamento computacional, contextualizando-o no mundo 4.0 e na indústria 4.0. Ele destaca a necessidade de habilidades como análise crítica, criatividade e resolução de problemas, além de enfatizar a importância da educação contínua e da inclusão da computação na BNCC, desde a educação infantil até o ensino médio.
Questões sobre a video aula 1
1) Qual é a sigla que descreve o mundo atual apresentado pelo professor?
A) 3.0
B) 4.0
C) 5.0
D) 2.0
E) 1.0
Resposta correta: B
2) Segundo o professor, qual habilidade não é citada como essencial para o futuro profissional?
A) Pensamento analítico
B) Resolução de problemas
C) Habilidade manual de construção
D) Criatividade
E) Empatia
Resposta correta: C
3) Qual é a principal razão pela qual a BNCC incluiu a computação desde a educação infantil?
A) Para substituir o ensino de matemática
B) Para preparar crianças para um mundo digital
C) Para reduzir custos com materiais escolares
D) Para aumentar a carga horária de ciências
E) Para eliminar o uso de papel nas escolas
Resposta correta: B
Video Aula 2
Esta aula aprofunda a história da computação na educação, destacando pioneiros como Papert e a evolução do uso de computadores nas escolas desde os anos 60. O professor também discute a BNCC e a importância de integrar tecnologia no currículo, além de apresentar exemplos de iniciativas como o Code.org e a necessidade de preparar professores para o uso de ferramentas digitais.
Questões sobre a video aula 2
1) Quem foi mencionado como pesquisador que introduziu a ideia de usar computadores para ensinar crianças?
A) Alan Turing
B) Seymour Papert
C) Ada Lovelace
D) John von Neumann
E) Grace Hopper
Resposta correta: B
2) Qual foi o nome do projeto que visava integrar computadores nas escolas no Brasil nos anos 80?
A) Educão
B) Computação Brasil
C) Projeto Digital
D) Escola Computadorizada
E) Ensino 4.0
Resposta correta: A
3) Qual é a principal crítica feita ao uso de computadores na educação, segundo o professor?
A) Eles substituem completamente o professor
B) Eles não oferecem feedback imediato
C) Eles exigem infraestrutura que muitas escolas não têm
D) Eles não são capazes de ensinar matemática
E) Eles são caros e não trazem benefícios
Resposta correta: C
Video Aula 3
O professor explora a origem do pensamento computacional, citando Papert e a evolução do conceito ao longo das décadas. Ele descreve os quatro pilares do pensamento computacional: abstração, decomposição, algoritmos e reconhecimento de padrões, e discute a importância de ensinar esses conceitos desde a educação básica.
Questões sobre a video aula 3
1) Qual dos seguintes não é um pilar do pensamento computacional?
A) Abstração
B) Decomposição
C) Algoritmos
D) Programação
E) Reconhecimento de padrões
Resposta correta: D
2) Em que década Papert começou a trabalhar com a ideia de usar computadores para ensinar crianças?
A) 1950
B) 1960
C) 1970
D) 1980
E) 1990
Resposta correta: B
3) Qual é a principal vantagem de usar algoritmos no pensamento computacional?
A) Eles substituem a necessidade de lógica humana
B) Eles permitem a execução automática de tarefas
C) Eles eliminam a necessidade de abstração
D) Eles reduzem a complexidade de problemas
E) Eles garantem resultados corretos sem erros
Resposta correta: B
Video Aula 4
O professor apresenta a importância do pensamento computacional no dia a dia, explicando que ele pode ser aplicado em qualquer área, não apenas na computação. Ele destaca que o pensamento computacional ajuda a resolver problemas, a analisar padrões e a usar a tecnologia de forma crítica, além de enfatizar a necessidade de ensinar esses conceitos desde a infância.
Questões sobre a video aula 4
1) O pensamento computacional pode ser aplicado em qual das áreas abaixo?
A) Apenas em ciência da computação
B) Apenas em engenharia
C) Em qualquer área
D) Apenas em matemática
E) Apenas em artes
Resposta correta: C
2) Qual é a principal razão para ensinar pensamento computacional desde a infância?
A) Para substituir o ensino tradicional
B) Para preparar crianças para um mundo digital
C) Para reduzir custos com materiais escolares
D) Para eliminar o uso de papel nas escolas
E) Para aumentar a carga horária de ciências
Resposta correta: B
3) Qual é a principal crítica feita ao uso de computadores na educação, segundo o professor?
A) Eles substituem completamente o professor
B) Eles não oferecem feedback imediato
C) Eles exigem infraestrutura que muitas escolas não têm
D) Eles não são capazes de ensinar matemática
E) Eles são caros e não trazem benefícios
Resposta correta: C
Video Aula 5
O professor apresenta os quatro pilares do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. Ele exemplifica cada pilar com analogias do cotidiano e destaca a importância de ensinar esses conceitos desde a educação básica, conforme a BNCC.
Questões sobre a video aula 5
1) Qual pilar do pensamento computacional envolve dividir um problema em partes menores?
A) Reconhecimento de padrões
B) Abstração
C) Decomposição
D) Algoritmos
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: C
2) O que o pilar de abstração permite fazer?
A) Resolver problemas sem dividir
B) Ignorar detalhes irrelevantes
C) Criar algoritmos complexos
D) Identificar padrões
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
3) Qual pilar do pensamento computacional está mais relacionado à criação de sequências de passos finitos?
A) Reconhecimento de padrões
B) Decomposição
C) Algoritmos
D) Abstração
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: C
Video Aula 6
Esta aula reforça a importância de programar para aprender, explicando que a prática de escrever e testar algoritmos ajuda a desenvolver o pensamento computacional. O professor destaca que o erro faz parte do aprendizado e que a programação permite experimentar e corrigir de forma prática.
Questões sobre a video aula 6
1) O que o professor considera essencial para aprender a programar?
A) Apenas teoria
B) Apenas leitura de livros
C) Prática de escrever e testar códigos
D) Assistir a vídeos sem praticar
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: C
2) Qual é a principal mensagem sobre o erro na programação?
A) Erros devem ser evitados a todo custo
B) Erros são sinais de fracasso
C) Erros fazem parte do processo de aprendizagem
D) Erros não acontecem em programação
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: C
3) Por que o professor enfatiza a necessidade de testar algoritmos?
A) Para garantir que o código nunca falhe
B) Para validar a lógica e corrigir erros
C) Para economizar tempo de desenvolvimento
D) Para evitar a necessidade de depuração
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
Video Aula 7
O professor introduz o Scratch, explicando sua origem no MIT e sua evolução para a plataforma atual. Ele descreve como o Scratch permite programar de forma visual, usando blocos, e destaca que é uma ferramenta ideal para ensinar lógica de programação e pensamento computacional a crianças e jovens.
Questões sobre a video aula 7
1) O Scratch foi desenvolvido originalmente por quem?
A) Google
B) MIT
C) Microsoft
D) Apple
E) IBM
Resposta correta: B
2) Qual é a principal vantagem do Scratch para iniciantes?
A) Requer conhecimento de sintaxe
B) Usa blocos visuais que facilitam a lógica
C) É apenas para programadores avançados
D) Não permite criar animações
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
3) O Scratch pode ser usado para criar:
A) Apenas jogos simples
B) Apenas animações básicas
C) Jogos, animações, histórias interativas e projetos educacionais
D) Apenas programas de linha de comando
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: C
Video Aula 8
O professor ensina como usar repetições no Scratch, mostrando blocos como "repita" e "repita até". Ele demonstra como criar loops simples para fazer um personagem se mover repetidamente, explicando a lógica de controle de fluxo em programação.
Questões sobre a video aula 8
1) Qual bloco do Scratch permite repetir um conjunto de instruções um número fixo de vezes?
A) Se
B) Repita
C) Quando
D) Espera
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
2) O que acontece se o bloco "repita" for colocado dentro de outro "repita"?
A) O programa fica em loop infinito
B) O bloco interno será executado apenas uma vez
C) O bloco interno será executado o número de vezes especificado pelo bloco externo
D) O bloco interno não será executado
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: C
3) Qual é a principal vantagem de usar o bloco "repita até" em vez de "repita"?
A) Permite repetir indefinidamente sem condição
B) Permite repetir até que uma condição seja satisfeita
C) É mais rápido que "repita"
D) Não requer número de repetições
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
Video Aula 9
O professor introduz o conceito de condicional no Scratch, explicando blocos como "se" e "senão". Ele demonstra como usar condições para alterar o comportamento de um personagem com base em sua posição ou em outras variáveis.
Questões sobre a video aula 9
1) Qual bloco do Scratch representa uma condição?
A) Repita
B) Se
C) Espera
D) Quando
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
2) O que o bloco "senão" faz?
A) Executa apenas se a condição for verdadeira
B) Executa apenas se a condição for falsa
C) Executa sempre, independentemente da condição
D) Não tem função no Scratch
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
3) Em qual situação o bloco "se" pode ser usado para mudar a direção de um personagem no Scratch?
A) Quando a posição X for menor que -100
B) Quando a posição Y for maior que 100
C) Quando a posição X for igual a 0
D) Quando a posição Y for menor que -50
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: A
Video Aula 10
O professor mostra como adicionar sons e efeitos de som no Scratch, explicando blocos como "toque som" e "diga". Ele demonstra como criar personagens que falam e fazem barulho, além de usar blocos de repetição para criar sequências de sons.
Questões sobre a video aula 10
1) Qual bloco do Scratch permite tocar um som?
A) Diga
B) Toque som
C) Repita
D) Espera
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
2) O que o bloco "diga" faz no Scratch?
A) Faz o personagem tocar um som
B) Faz o personagem exibir um balão de fala
C) Repete um bloco de instruções
D) Espera um tempo determinado
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
3) Como criar um efeito de repetição de som no Scratch?
A) Usar o bloco "repita" com o bloco "toque som"
B) Usar o bloco "espera" com o bloco "toque som"
C) Usar o bloco "se" com o bloco "toque som"
D) Usar o bloco "diga" com o bloco "toque som"
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: A
Video Aula 11
O professor introduz variáveis no Scratch, explicando como criar, armazenar e usar valores em programas. Ele demonstra como usar variáveis para controlar o número de repetições de um som ou de uma ação, além de mostrar como solicitar entrada do usuário.
Questões sobre a video aula 11
1) O que é uma variável no Scratch?
A) Um bloco que repete instruções
B) Um bloco que armazena um valor
C) Um bloco que cria som
D) Um bloco que exibe texto
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
2) Como o Scratch obtém o valor digitado pelo usuário?
A) Usando o bloco "espera"
B) Usando o bloco "toque som"
C) Usando o bloco "pergunte"
D) Usando o bloco "repita"
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: C
3) Qual bloco permite que o valor de uma variável seja alterado para o valor digitado pelo usuário?
A) "Defina [variável] como [valor]"
B) "Toque som"
C) "Diga"
D) "Repita"
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: A
Video Aula 12
O professor mostra como usar blocos de controle no Scratch, como "quando bandeira verde clicada" e "quando tecla pressionada". Ele demonstra como criar interações baseadas em eventos, permitindo que personagens respondam a cliques, teclas ou mensagens.
Questões sobre a video aula 12
1) Qual bloco inicia a execução de um programa no Scratch?
A) Quando bandeira verde clicada
B) Quando tecla pressionada
C) Repita
D) Espera
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: A
2) O que acontece quando o bloco "quando tecla pressionada" é usado?
A) O programa começa imediatamente
B) O programa espera até que a tecla seja pressionada
C) O programa repete indefinidamente
D) O programa termina
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
3) Como o Scratch permite que dois personagens se comuniquem?
A) Usando blocos de mensagem
B) Usando blocos de som
C) Usando blocos de repetição
D) Usando blocos de espera
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: A
Video Aula 13
O professor apresenta a relação entre aprendizagem criativa e pensamento computacional, destacando como projetos criativos podem desenvolver habilidades de resolução de problemas e criatividade. Ele também discute a importância de integrar essas abordagens no currículo.
Questões sobre a video aula 13
1) O que a aprendizagem criativa busca desenvolver?
A) Apenas habilidades técnicas
B) Apenas habilidades de leitura
C) Habilidades de resolução de problemas e criatividade
D) Apenas habilidades de escrita
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: C
2) Qual é a principal vantagem de combinar aprendizagem criativa com pensamento computacional?
A) Reduzir o tempo de aula
B) Aumentar a carga horária de ciências
C) Desenvolver habilidades de resolução de problemas de forma lúdica
D) Eliminar a necessidade de tecnologia
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: C
3) Como a aprendizagem criativa pode ser aplicada em uma disciplina de matemática?
A) Apenas com exercícios tradicionais
B) Usando projetos que envolvam modelagem e visualização
C) Apenas com provas escritas
D) Eliminando o uso de tecnologia
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
Video Aula 14
O professor demonstra como remixar projetos no Scratch, explicando como usar a funcionalidade de clonagem e personalização de personagens e cenários. Ele também mostra como adicionar sons e efeitos visuais para enriquecer projetos criativos.
Questões sobre a video aula 14
1) O que permite criar múltiplas cópias de um ator no Scratch?
A) Bloco "repita"
B) Bloco "clonar"
C) Bloco "espera"
D) Bloco "diga"
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
2) Qual bloco pode ser usado para mudar a fantasia de um personagem a cada passo?
A) "Diga"
B) "Mude para a fantasia"
C) "Repita"
D) "Esperar"
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
3) Como adicionar um som ao iniciar um projeto no Scratch?
A) Usar o bloco "toque som" dentro do bloco "quando bandeira verde clicada"
B) Usar o bloco "espera" antes do bloco "toque som"
C) Usar o bloco "repita" antes do bloco "toque som"
D) Usar o bloco "diga" antes do bloco "toque som"
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: A
Video Aula 15
O professor explora ferramentas de IA generativa, como o Flipic, para criar imagens a partir de descrições textuais. Ele demonstra como usar a ferramenta, discutir suas possibilidades e limitações, e incentiva os alunos a experimentar a criação de imagens para projetos.
Questões sobre a video aula 15
1) Qual ferramenta foi usada para gerar imagens a partir de texto?
A) Canva
B) Flipic
C) Google Slides
D) PowerPoint
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
2) O que é necessário para usar o Flipic?
A) Conta no Google
B) Conta no Facebook
C) Nenhuma conta
D) Conta no Twitter
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: A
3) Qual é a principal limitação das imagens geradas pelo Flipic?
A) Não permite personalização
B) Pode gerar arte com imperfeições
C) Só gera imagens em preto e branco
D) Não permite salvar as imagens
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
Video Aula 16
O professor apresenta ferramentas de criação de apresentações automáticas, como o Google Slides com IA, explicando como gerar slides a partir de um título e tópicos. Ele demonstra a rapidez e a utilidade dessas ferramentas para criar material didático.
Questões sobre a video aula 16
1) Qual ferramenta foi usada para gerar apresentações automaticamente?
A) PowerPoint
B) Google Slides
C) Canva
D) Prezi
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
2) O que é necessário para usar a ferramenta de criação automática de slides?
A) Conta no Google
B) Conta no Facebook
C) Nenhuma conta
D) Conta no Twitter
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: A
3) Qual é a principal vantagem de usar a IA para criar apresentações?
A) Gera slides sem necessidade de edição
B) Gera slides com conteúdo aleatório
C) Gera slides apenas em texto
D) Gera slides sem imagens
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: A
Video Aula 17
O professor discute inteligência artificial, explicando conceitos de redes neurais, aprendizado supervisionado e IA generativa. Ele destaca a importância de compreender as limitações e o potencial ético da IA, além de mostrar exemplos práticos de uso em educação.
Questões sobre a video aula 17
1) O que é uma rede neural?
A) Um tipo de algoritmo de busca
B) Um modelo que simula neurônios do cérebro
C) Um tipo de banco de dados
D) Um algoritmo de criptografia
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
2) Qual é a principal diferença entre IA generativa e IA de classificação?
A) IA generativa cria novos dados, IA de classificação reconhece padrões
B) IA generativa apenas classifica textos
C) IA generativa não usa redes neurais
D) IA generativa é mais lenta que IA de classificação
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: A
3) Por que a IA pode ser considerada uma ferramenta ética?
A) Porque sempre gera resultados corretos
B) Porque pode ser usada para fins maliciosos
C) Porque seu uso depende das intenções humanas
D) Porque não tem limitações técnicas
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: C
Video Aula 18
O professor apresenta a plataforma Carrute, que permite criar quizzes interativos e jogos de perguntas. Ele demonstra como criar um quiz, configurar perguntas, respostas e pontuação, e como usar a ferramenta para avaliações e dinâmicas em sala de aula.
Questões sobre a video aula 18
1) Qual é a principal função da Carrute?
A) Criar apresentações
B) Criar quizzes interativos
C) Criar vídeos
D) Criar slides
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
2) Como a Carrute permite que os alunos respondam às perguntas?
A) Por e-mail
B) Por QR code ou link
C) Apenas em sala de aula
D) Apenas por telefone
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
3) Qual recurso da Carrute pode ser usado para criar uma avaliação com pontuação automática?
A) Bloco de som
B) Bloco de repetição
C) Bloco de pontuação
D) Bloco de espera
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: C
Video Aula 19
O professor mostra a plataforma Google Sala de Aula, explicando como criar turmas, publicar mensagens, criar atividades e usar recursos de integração com Google Drive e Meet. Ele destaca a facilidade de comunicação e organização de materiais para alunos.
Questões sobre a video aula 19
1) Qual plataforma foi apresentada para criar turmas e publicar mensagens?
A) Google Classroom
B) Google Drive
C) Google Meet
D) Google Docs
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: A
2) Como os alunos podem acessar uma atividade criada no Google Classroom?
A) Apenas em sala de aula
B) Através de link ou código de turma
C) Apenas por e-mail
D) Apenas por telefone
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
3) Qual recurso do Google Classroom permite que o professor veja a entrega de trabalhos em tempo real?
A) Bloco de som
B) Bloco de espera
C) Bloco de entrega
D) Bloco de pontuação
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: C
Video Aula 20
O professor introduz a inteligência artificial, explicando conceitos de redes neurais, aprendizado supervisionado e IA generativa. Ele destaca a importância de compreender as limitações e o potencial ético da IA, além de mostrar exemplos práticos de uso em educação.
Questões sobre a video aula 20
1) O que é IA generativa?
A) IA que apenas classifica dados
B) IA que cria novos conteúdos
C) IA que armazena dados
D) IA que apenas processa textos
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
2) Qual é a principal vantagem de usar IA generativa em educação?
A) Reduzir custos de material
B) Criar conteúdos personalizados
C) Eliminar a necessidade de professores
D) Aumentar a carga horária
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
3) Por que a IA pode ser considerada uma ferramenta ética?
A) Porque sempre gera resultados corretos
B) Porque pode ser usada para fins maliciosos
C) Porque seu uso depende das intenções humanas
D) Porque não tem limitações técnicas
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: C
Video Aula 21
O professor demonstra o uso de ferramentas de IA generativa para criar imagens, músicas e textos. Ele mostra como usar o Flipic para imagens, o Canva para design, e o ChatGPT para textos, além de discutir as limitações e a necessidade de verificar a veracidade das informações geradas.
Questões sobre a video aula 21
1) Qual ferramenta foi usada para criar músicas?
A) Flipic
B) Canva
C) ChatGPT
D) Soundraw
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: D
2) Qual é a principal limitação das imagens geradas por IA?
A) Não permitem personalização
B) Podem conter imperfeições
C) Só geram em preto e branco
D) Não permitem salvar as imagens
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
3) Por que é importante verificar a veracidade das informações geradas por IA?
A) Porque a IA sempre gera dados corretos
B) Porque a IA pode gerar informações falsas
C) Porque a IA não tem limitações técnicas
D) Porque a IA não pode ser usada em educação
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
Video Aula 22
O professor apresenta ferramentas de criação automática de apresentações, como o Canva, explicando como gerar slides a partir de um título e tópicos. Ele demonstra a rapidez e a utilidade dessas ferramentas para criar material didático.
Questões sobre a video aula 22
1) Qual ferramenta foi usada para criar apresentações automáticas?
A) PowerPoint
B) Canva
C) Google Slides
D) Prezi
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: B
2) O que é necessário para usar a ferramenta de criação automática de slides?
A) Conta no Google
B) Conta no Facebook
C) Nenhuma conta
D) Conta no Twitter
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: C
3) Qual é a principal vantagem de usar a IA para criar apresentações?
A) Gera slides sem necessidade de edição
B) Gera slides com conteúdo aleatório
C) Gera slides apenas em texto
D) Gera slides sem imagens
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: A
Video Aula 23
O professor demonstra a criação de músicas com IA generativa, usando o Soundraw. Ele mostra como gerar músicas em diferentes estilos e discutir as possibilidades de usar essas ferramentas para enriquecer projetos educacionais.
Questões sobre a video aula 23
1) Qual ferramenta foi usada para criar músicas?
A) Flipic
B) Canva
C) ChatGPT
D) Soundraw
E> Nenhum dos anteriores
Resposta correta: D
2) O que o Soundraw permite fazer?
A) Criar imagens
B) Criar textos
C) Criar músicas
D) Criar slides
E) Nenhum dos anteriores
Resposta correta: C
3) Qual é a principal limitação das músicas geradas por IA?