1. Análise do Conteúdo

Do que se trata o conteúdo?
O conteúdo aborda o uso correto dos tempos verbais na redação científica, especificando quais tempos devem ser utilizados em diferentes seções de trabalhos acadêmicos.

Principais assuntos:

  • Abstract: Usa passado para resultados não publicados (Ex: "the results indicated...")
  • Introdução: Presente para fatos estabelecidos, presente perfeito para pesquisas recentes (Ex: "Genomics provides...")
  • Métodos: Passado para descrever procedimentos (Ex: "samples were taken...")
  • Resultados: Passado para dados obtidos (Ex: "70% of insects were...")
  • Discussão: Presente para interpretação, passado para resultados (Ex: "removal appears to affect...")

Ponto de maior atenção:
A escolha do tempo verbal comunica tanto o tempo da ação quanto se o evento é aberto (em curso) ou fechado (concluído).

Conclusão:
O uso adequado dos tempos verbais é essencial para clareza científica e varia conforme a seção do trabalho e a disciplina acadêmica.

A. Paráfrase do Conteúdo

A redação científica requer atenção especial aos tempos verbais, que variam conforme a seção do trabalho. O abstract geralmente emprega passado para resultados inéditos, enquanto a introdução utiliza presente para fatos consolidados e presente perfeito para pesquisas recentes. Nos métodos, o passado descreve procedimentos executados, e nos resultados, detalha descobertas. A discussão combina passado para resultados com presente para interpretações. Essas escolhas comunicam temporalidade e o estado de conclusão dos eventos, sendo fundamentais para a precisão acadêmica.

2. Resumo Geral

A escrita científica em inglês demanda estratégias específicas para o uso dos tempos verbais. No abstract, emprega-se predominantemente o passado simples para descrever resultados de pesquisas não publicadas, indicando ações concluídas. Já a introdução requer o presente simples para apresentar conhecimentos estabelecidos na área, enquanto o presente perfeito é utilizado para destacar pesquisas recentes ou lacunas no conhecimento existente.

Na seção de métodos, o passado simples - frequentemente na voz passiva - descreve procedimentos executados durante a pesquisa. Resultados também são apresentados no passado, mas as referências a tabelas e figuras utilizam o presente. A discussão combina tempos: passado para resumir achados e presente para interpretar seu significado, permitindo diferenciar evidências concretas de interpretações teóricas.

Estratégias essenciais incluem: manter consistência temporal dentro de cada seção, utilizar voz passiva para destacar ações em vez de agentes nos métodos, e empregar verbos modais ("may", "appear") na discussão para demonstrar cautela acadêmica. A conclusão sintetiza achados usando múltiplos tempos e sugere pesquisas futuras no presente ou futuro simples.

3. Mapa Mental

mindmap root((Escrita Científica)) Tempos Verbais Passado Abstract Métodos Resultados Presente Introdução(fatos) Figuras/Tabelas Discussão(interpretação) Presente Perfeito Introdução(pesquisas recentes) Lacunas de pesquisa Voz Passiva(Métodos) Ativa(Resultados) Seções Abstract Introdução Métodos Resultados Discussão Conclusão

Questões sobre o conteúdo

1. (1.50 pontos) Qual tempo verbal é predominantemente usado no Abstract para descrever resultados não publicados?


2. (2.50 pontos) Na Introdução, qual é o efeito retórico do uso do Presente Perfeito ao referenciar pesquisas anteriores?


3. (2.50 pontos) Qual é a principal diferença entre os exemplos "samples were taken" e "the group took samples" na seção de Métodos?


4. (3.50 pontos) Na Discussão, qual combinação de tempos verbais é utilizada na frase: "Leaf carbon did not differ across sites, indicating that the response is complex"?

Pontuação Total: 0.00

5. Tradução

Uso de tempos verbais na redação científica

Considerações sobre tempos verbais para escrita científica

Ao escrever um relatório experimental ou elaborar um capítulo de tese, você precisa escolher qual tempo verbal (ou tempos) utilizar.

Este folheto oferece orientações para ajudá-lo a se tornar mais consciente sobre as implicações da escolha dos tempos verbais e a reconhecer melhor as escolhas feitas por autores em sua área específica.

O que os tempos verbais comunicam?

Através do tempo verbal escolhido, seu leitor recebe dois tipos de informação. Uma diz respeito ao tempo: refere-se a "quando" (passado, presente ou futuro). A outra relaciona-se com se um evento ou processo está aberto ou encerrado.

Os exemplos abaixo ilustram a distinção entre eventos "abertos" e "fechados":

Quanto tempo você ficou na Universidade de Melbourne?
Passado simples / evento fechado: a pessoa já se formou.

Há quanto tempo você está na Universidade de Melbourne?
Presente perfeito / evento aberto: a pessoa ainda está cursando.

O que os tempos verbais fazem?

Os tempos verbais estabelecem uma relação entre:

- O momento presente (agora), e
- Outro momento ou período no tempo (que pode ser longo ou curto).

Esses momentos ou períodos podem estar no passado, presente ou futuro. Os tempos verbais gerenciam o tempo posicionando-os dentro de relações ou "estruturas temporais" específicas.

Como generalização: em vários tipos de escrita científica, algumas estruturas temporais são mais comumente usadas que outras. Sua frequência varia de uma seção para outra de um artigo ou relatório, e também pode variar entre diferentes disciplinas científicas.

Resumo (Abstract)

Normalmente refere-se a resultados não publicados e usa o tempo passado.

Introdução

Sua introdução precisa incluir informações básicas geralmente aceitas como fatos em sua disciplina. Você também precisa explicar por que a pesquisa relatada é importante, geralmente apresentada no presente:

Exemplo: A genômica fornece informações cruciais para o desenvolvimento racional de medicamentos.

Ao referenciar pesquisas existentes, você pode indicar sua opinião através da escolha cuidadosa dos tempos verbais. O uso do presente indica que você considera os achados ainda válidos:

Exemplo: Muitos lagos e áreas úmidas da região estão localizados em crateras ou vales bloqueados por fluxos de lava do início do Plioceno (Ollier & Joyce, 1964).

Presente perfeito para relatar pesquisas

O uso do presente perfeito na introdução comunica "atualidade" ou "relevância recente":

Exemplo: Muitas pesquisas foram conduzidas sobre técnicas básicas de transferência nuclear, mas poucos experimentos foram realizados para determinar a idade mais adequada do citoplasma para apoiar a transferência nuclear com maior eficácia.

Métodos

Passado para descrever procedimentos

É comum usar formas do passado simples para descrever procedimentos, frequentemente na voz passiva:

Exemplos:
O fósforo total (TP) e o nitrogênio total (TN) foram medidos em laboratório usando procedimentos padrão.
O protocolo padrão foi seguido para o preparo dos meios de cultura a partir de soluções estoque.

Presente para figuras e tabelas

Use o presente para referenciar elementos visuais:
Exemplo: A Tabela 1 demonstra o sucesso da clonagem em várias espécies animais.

Resultados

Passado para resultados obtidos

Use o passado para detalhar resultados:
Exemplo: No geral, mais de 70% dos insetos coletados eram não fitófagos.

Presente para referenciar elementos visuais

Exemplo: A Figura 1 exibe a variação comparativa na morfologia da cromatina doadora em ambos os grupos etários de oócitos.

Discussão

Presente para explicar significados

Use o presente para interpretar resultados:
Exemplo: A remoção de vegetação para fins agrícolas parece afetar negativamente a qualidade da água dos riachos.

Combinação de tempos

Use passado para resumir achados e presente para interpretá-los:
Exemplo: Como os máximos e mínimos não corresponderam às marés altas e baixas, é possível que os padrões observados não sejam resultado da mistura de águas com diferentes concentrações.

Conclusão

Combine tempos para destacar pesquisas passadas e direções futuras:
Exemplo: Embora o estudo tenha encontrado evidências de cultivo e irrigação na área estudada, não foi possível determinar se os efeitos da agricultura rio acima causam (ou causaram) maiores níveis de nitrogênio total rio abaixo. Novos estudos são necessários para determinar os efeitos da agricultura na saúde do Córrego Stringybark.

Recursos Adicionais

Swales, J. M. & Feak, C. B. (2004). Academic Writing for Graduate Students. (2nd ed.). Ann Arbor: University of Michigan Press. (Páginas 254-256).

Uso por seção:
Abstract: Passado para resultados não publicados.
Introdução: Presente para fatos estabelecidos, Presente Perfeito para pesquisas recentes.
Métodos: Passado (frequentemente na voz passiva).
Resultados: Passado para dados obtidos, Presente para figuras/tabelas.
Discussão: Presente para interpretação, Passado para resultados.
Conclusão: Combinação de tempos para síntese e sugestões futuras.